Sindusmadeira promoveu reunião com representantes do Estado para avaliar o impacto da Nova Ferroeste para o setor e para região de Guarapuava

Pensando na defesa de interesses e buscando trazer novas possibilidades e soluções para as Indústrias, o SINDUSMADEIRA GUARAPUAVA realizou na manhã de ontem (18 de Novembro de 2021) uma reunião com objetivo de  apresentar a NOVA FERROESTE que é um projeto de logística inteligente que visa ampliar a Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A.

O novo traçado, com 1.285 quilômetros, vai ligar os municípios de Maracaju (MS) e Paranaguá (PR). Quando a ferrovia estiver concluída, será o segundo maior corredor de grãos e contêineres do País.

A estrada de ferro vai ampliar e modernizar o trecho já existente entre Cascavel e Guarapuava e ampliar o traçado, ligando Maracaju, no Mato Grosso do Sul, a Paranaguá, no Litoral do Paraná.

Na reunião os associados presentes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e fazer considerações a respeito do projeto da ferrovia, que vai consolidar um dos maiores corredores de movimentação de cargas do país.

O coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Henrique Fagundes, que conduziu a apresentação, lembrou que apenas 20% das cargas gerais exportadas do Paraná chegam aos portos por trem, e que a Nova Ferroeste deve fazer esse número saltar para 60%. Segundo ele, a indústria madeireira da região de Guarapuava deve ser muito beneficiada, já que quase toda a carga de exportação desse setor é atualmente levada até o porto por caminhões.

O vice-presidente do SINDUSMADEIRA, Júlio Cezar Pacheco Agner, lembrou que mais de 50% do que é produzido pelo setor madeireiro da região é voltado à exportação. Ele afirmou que a expectativa é que, com mais opções de deslocamento de madeira em contêineres, o custo possa ser reduzido e a lucratividade elevada.

Para as indústrias do Setor madeireiro de Guarapuava que representa cerca de 35% do volume de cargas movimentadas nos portos do Sul do Brasil a oportunidade de ampliar as possibilidades de deslocamento até o porto é vista como um avanço importante para o setor. Uma vez que movimentação via ferroviária tem perspectiva de reduzir o custo logístico com uma estimativa de 20% a 30%.

Além dos associados estiveram presentes alguns representantes de outros setores industriários de Guarapuava e região também serão beneficiados uma vez que poderão fazer um entreposto em Guarapuava para transbordo das cargas rodoviárias para ferrovia.

Foi firmado pela entidade o compromisso de reunir seus associados para elaborar um documento com objetivo demonstrar a importância da ampliação das Ferrovias para Guarapuava e região considerando o número expressivo do volume de cargas movimentadas em  contêineres com destino a exportação.